Categorias

JavaScript é a linguagem de programação mais popular

JavaScript é linguagem de programação ou não é? Para o Code.Org a polêmica não existe e a página oficial da iniciativa no Facebook chamou a atenção para um painel do GitHub que coloca o JavaScript no topo da lista de popularidade.

Conhecido como GitHut, o serviço faz uma análise de dados de todas as linguagens armazenadas no GitHub e as classifica por repositórios. E os dados não mentem: JavaScript lidera.

De acordo com o Code.Org, sua própria grade curricular para introdução à programação “inicia com programação de arrastar-e-soltar e progride para JavaScript, por essa mesma razão. Uma vez que o JavaScript é um padrão web aberto, e utilizado em todos os dispositivos e servidores, é o mais provável de sobreviver ao teste do tempo. (vem sendo popular por 20 anos e muito provavelmente irá durar outros 20 ou mais)”.

javascript-githutA atualização mais recente dos dados do GitHut é do último trimestre de 2014, mas é pouco provável que o JavaScript tenha perdido sua hegemonia no ano passado na plataforma, ainda que o Java esteja logo atrás em sua cola no volume de repositórios e usuários.

Entretanto, recentemente em outra pesquisa, o Java foi apontado como a linguagem de programação preferida pelos usuários em 2015, com o JavaScript amargando um oitavo lugar.