Categorias

Job Change Notifier, do Linkedin, será encerrado em breve

Serviço presente no Linkedin será encerrado por conta de mudanças na API da rede social
Serviço presente no Linkedin será encerrado por conta de mudanças na API da rede social

O Job Change Notifier, uma pequena função do Linkedin que permitia que os usuários fossem notificados por email quando uma de suas conexões trocou de emprego, será encerrado por conta das restrições impostas pelo Linkedin em sua nova API.

De acordo com o criador do recurso, Roger Lee, as mudanças impactam na habilidade de “configurar e esquecer” serviços como esse, porque agora os apps das third-parties poderão acessar os dados do usuário com até 60 dias, a não ser que o usuário reautentique a aplicação.

– Nós precisamos lembrar aos usuários de logar no aplicativo pelo menos uma vez a cada 60 dias, ou o app vai acabar perdendo acesso. Isso, é claro, torna o serviço bem menos útil – explica Lee.

Durante os dois anos que o serviço funcionou, rastreou aproximadamente 10% da base de usuários do Linkedin (22 milhões de conexões), gravou mais de 14 milhões de mudanças de emprego, e enviou 7 milhões de notificações por email. Mesmo que fosse apenas uma pequena gota no oceano do Linkedin, o serviço era popular entre start-ups, vendedores, e, obviamente, recrutadores.

Felizmente para Lee, o Job Change Notifier era apenas um projeto paralelo, uma vez que ele também é o co-fundador da empresa PagerG, e já havia se oferecido para trabalhar no Linkedin – o que foi recusado pela rede social.

Ainda que o Job Change Notifier esteja sendo desativado, serviços equivalentes como o SalesLoft ou o Bullhorn Reach ainda ficarão ativos, mas apenas porque ofereceram um aplicativo web completo, enquanto o Job Change Notifier era apenas um serviço de notificação por email.

As mudanças que o Linkedin está implementando em sua API dizem respeito a uma tendência um pouco mais ampla, em relação aos “grandes jogadores” da internet, ou seja, serviços que frequentemente abriram suas APIs para third-parties enquanto estavam crescendo, e depois começaram a reprimir estes serviços, após ganhar uma certa abrangência.