Categorias

Jogadores fazem protesto virtual contra mudanças em MMORPG

Jogadores reclamando de mudanças em seus jogos são quase uma constante, mas fazendo um protesto virtual dentro do próprio jogo? Isso é raro.

Algumas das maiores guildas do MMORPG Black Desert Online mobilizaram seus jogadores para ocuparem as ruas dos principais reinos do jogo segurando placas de protesto e marchando.

O protesto foi motivado por uma alteração no modelo de microtransações do MMORPG. A desenvolvedora Pearl Abyss anunciou que determinados itens exclusivos comercializados no jogo, que antes eram exclusivos para quem comprasse com dinheiro real, poderiam ser revendidos dentro do jogo em troca da moeda virtual utilizada em Black Desert Online. Foi o estopim para as passeatas. E um boicote está agendado para essa semana.

Confira as fotos dos protestos:

Desde seu lançamento na Ásia, Black Desert Online vem sendo acusado de ser um jogo “Pay 2 Win”, onde jogadores com maior poder aquisitivo poderiam adquirir itens melhores que dariam vantagens dentro do universo em confrontos com outros jogadores.

Segundo a Pearl Abyss, as mudanças foram feitas para tornar acessíveis a todos os jogadores itens que antes só poderiam ser comprados com dinheiro real, mas os manifestantes argumentam que o novo modelo irá afetar drasticamente a economia, gerando um mercado paralelo em que jogadores com mais recursos financeiros irão comprar itens para revenda, transformando dinheiro real em moeda virtual e, consequentemente, adquirindo ainda mais poder dentro do MMORPG.

Até o momento, a desenvolvedora Pearl Abyss não se pronunciou sobre as passeatas.