Categorias

Jogo WipeOut pode ser relembrado no seu navegador

O jogo futurista de corrida WipeOut foi uma febre em 1995, nos consoles e computadores. E agora ele renasce diretamente no seu navegador, sem precisar de plugin algum.

A recriação foi produzida pelo fã Dominic Szablewski, que trouxe de volta todas as pistas do jogo original assim como as músicas eletrônicas da trilha que marcaram época. Embora não seja uma versão jogável, é possível cruzar as pistas em alta velocidade na página do projeto.

Szablewski usou engenharia reversa no código da versão para PSX de WipeOut para criar sua homenagem. Para o projeto, foi utilizado JavaScript e a biblioteca three.js para importar as coordenadas 3D de cada pista para um navegador. Pesquisando e descompilando, o programador foi capaz de recriar também as texturas do jogo para desenhá-las em tempo real. Sua recriação do jogo carrega os binários originais, descompacta, processa e remonta usando WebGL.

wipeout

De acordo com o fã, o projeto consumiu apenas 800 linhas de código. A última versão oficial da série foi lançada em 2012, WipeOut 2048, e era exclusiva do PlayStation Vita. Logo em seguida, a desenvolvedora SCE Studio Liverpool, anteriormente conhecida como Psygnosis, fechou as portas. O futuro do jogo de corrida, por enquanto, é indeterminado.