Categorias

John McAfee se oferece para quebrar criptografia do iPhone de graça

O polêmico John McAfee, fundador da empresa de antivírus que carrega o seu nome e auto-proclamado especialista em segurança, afirma ter a solução para o impasse entre a Apple e o FBI.

Em um artigo escrito por ele mesmo para a Business Insider, McAfee critica duramente a proposta do governo americano de criar uma “porta dos fundos” para o iPhone, mas se oferece para resolver pessoalmente o dilema.

Ele garante que possui uma equipe de hackers qualificados capazes de quebrar a segurança do iPhone apreendido no caso de San Bernardino em apenas três semanas e recuperar as informações que o FBI necessita para sua investigação sobre o atentado terrorista do ano passado. E afirma fazer isso sem custo algum para os cofres públicos.

“Este é um dia sombrio e o começo do fim dos Estados Unidos como uma potência mundial”, escreve McAfee. Ele defende que a criptografia é essencial para salvaguardar as informações de todos dos olhos de potenciais inimigos do país e sabotar essa ferramenta de privacidade seria o equivalente a ficar desarmado em um ambiente de ciberguerra.

McAfee, assim como Tim Cook, também não acredita que a “porta dos fundos” para o iPhone deva ser criada pela Apple e entregue nas mãos do governo americano. Ele afirma que o FBI está usando uma “risível e bizarra distorção da lógica” quando sugere que a brecha seria utilizada apenas uma vez, para quebrar a segurança do dispositivo do atirador de San Bernardino.

E alerta: “se o governo tiver sucesso em conseguir essa ‘porta dos fundos’, ele eventualmente terá uma porta dos fundos para toda a encriptação e nosso mundo, como o conhecemos, terá acabado. Apesar das alegações do FBI de que iria proteger a ‘porta dos fundos’, nós todos sabemos que isso é impossível”. McAfee sugere que o menor deslize poderia colocar a brecha nas mãos erradas.

Mas nem tudo está perdido e McAfee, que também concorre à presidência dos Estados Unidos nessas eleições através do Partido Libertário, afirma ser capaz de fazer o que o FBI não conseguiu: entrar no iPhone encriptado. “Com todo o respeito para Tim Cook e a Apple, eu trabalho com um time dos melhores hackers do planeta”, gaba-se no texto. E promete que irá comer seu sapato na televisão se não conseguir…