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Jornais franceses começam a barrar visitantes que usam bloqueadores de anúncios

Uma aliança de jornais franceses vai barrar por uma semana todos os visitantes em seus sites que utilizam bloqueadores de anúncios.

O objetivo da campanha é conscientizar os usuários de que a publicidade é importante como fonte de renda para geradores de conteúdos.

Na França, estatísticas lançadas no inicio do mês apontam que um em cada três internautas utiliza um bloqueador de anúncio para navegar na web. Essa proporção dispara para mais da metade quando se analisa o perfil de visitantes da faixa etária que vai dos 16 aos 24 anos. A campanha organizada pela GESTE, liga local de publicações, pretende reverter esse quadro antes que piore.

Entre os membros da GESTE estão jornais importantes como Le Monde, Le Parisien e L’Équipe, assim como o serviço de streaming de música Deezer. Todos eles aderiram à iniciativa, cada um adotando uma medida para informar os usuários “que seu conteúdo e serviços não são gratuitos” e chamar a atenção para “o caráter indispensável da publicidade como uma fonte de recursos financeiros”.

Algumas das páginas estão bloqueando totalmente o acesso dos visitantes com bloqueadores de anúncios, enquanto outros integrantes do GESTE preferiram apenas publicar avisos sobre a campanha. Em alguns casos, os usuários que concordarem em desabilitar seus programas de bloqueio ganham descontos na assinatura de serviços.

Um editorial publicado no L’Express hoje alerta que “bloqueadores de anúncios não são anjos” e que muitos deles estão cobrando somas altas de grandes redes de anunciantes para admitir sua entrada na lista de anúncios permitidos. O jornal reconhece que há um problema na forma como a publicidade é produzida hoje em dia e que a indústria da propaganda já está ciente do impasse e trabalhando em uma solução que seja positiva para todos, geradores de conteúdo e público.