Categorias

jQuery 3.0 está chegando

A nova grande versão do jQuery framework está chegando no começo de 2015, anunciou esta semana Dave Methvin, desenvolvedor líder do núcleo do desenvolvimento e presidente da jQuery Foundation.

De acordo com Methvin, o jQuery 3.0 encerrará o suporte do framework aos arcaicos Internet Explorer 6 e 7. O suporte à versão 8 do navegador da Microsoft será opcional para os desenvolvedores, que poderão escolher utilizar a biblioteca de Javascript em modo de compatibilidade ou uma versão mais compacta.

“Nós temos dois pacotes que podem servir a diferentes necessidades, afirmou Methvin. A versão jQuery Compat 3.0 será sucessora do  jQuery 1.11.1 e oferecerá maior compatibilidade com mais navegadores (incluindo o IE8), resultado em um tamanho maior de arquivo e uma possível perda de performance. Enquanto isso, o  jQuery 3.0 será o sucessor do atual jQuery 2.1.1.

De uma forma geral, o jQuery 3.0 está sendo desenvolvido como uma versão incremental, sem mudanças na arquitetura. Na maioria dos cenários, será apenas uma questão de substituir o arquivo e seguir produzindo, sem alterar as funções já disponíveis.

“A mais importante mensagem para os desenvolvedores web é que embora seja uma grande mudança de números, não há nada a temer. Nós estamos satisfeitos com a API do jQuery e a maioria dos desenvolvedores parece concordar”.