Categorias

Julian Assange critica vigilância da NSA e anuncia nova publicação “importante” no WikiLeaks

Durante um evento na conferência SXSW, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, participou de uma sessão de perguntas e respostas via ligação de Skype direto da embaixada equatoriana em Londres. Embora o tema principal da discussão tenha sido a vigilância do governo na internet e sua oposição a ela, Assange ainda comentou sobre outros assuntos e ainda revelou que mais vazamentos estão chegando ao WikiLeaks.

Assange se refere à vigilância na Internet como “a penetração de nossa sociedade humana”, afirmando que “agora que a sociedade humana e a da Internet se fundiram – as leis da Internet tornaram-se as leis da sociedade humana”.

 

julian-assange
Assange fez chamada por Skype durante a conferência

Em seu exílio forçado na embaixada do Equador (para evitar a deportação para a Suécia, onde enfrenta acusações de agressão sexual), Assange descreveu sua situação como “um pouco como uma prisão”, embora “presos indiscutivelmente  têm [uma situação] pior devido às restrições sobre visitantes”: “Eu opero em uma situação que é o sonho de qualquer repórter de segurança”, disse ele, se referindo ao fato de que está livre de intimações e interferência da polícia.

Além de falar sobre seu exílio e a situação da vigilância atual, Assange também afirmou que um novo lançamento de material “importante” estava sendo planejado para o WikiLeaks, embora ele não tenha oferecido um prazo para a publicação pois não quer comprometer suas fontes.