Categorias

Kanye West ameaça processar criadores do Coinye

Parecia uma brincadeira, mas Kanye West não está rindo. Os criadores da moeda virtual Coinye, que tenta pegar carona na imagem do cantor, receberam uma carta ameaçadora dos advogados de West.

A carta exige a imediata suspensão da promoção e distribuição do Coinye, alegando que a caricatura de Kanye West estampada na moeda é uma violação do direito de imagem. “Dada a ampla seleção de realizações empreendedoras do Sr. West, os consumidores podem ser levados a acreditar erroneamente que o Sr. West é a fonte de seus serviços”, diz a carta. Seu perfil nas redes sociais também deveria ser removido, sob o risco de serem usados todos os meios legais contra qualquer empresa ou pessoa que aceite a moeda.

O Coinye seria uma versão do controverso Bitcoin, “uma cryptocurrency para as massas”, de acordo com seus idealizadores. Programada para ser lançada em 11 de Janeiro, este é o último momento em que os advogados do cantor podem tomar alguma providência contra ela. Uma vez que o código seja publicado, nem mesmo seus criadores serão capazes de impedir sua disseminação e a Justiça teria que literalmente ir atrás de cada moeda individualmente.

De acordo com um de seus criadores, o plano é exatamente esse: “nós queremos lançá-la para o público antes que o sistema possa tentar esmagá-la. Eles ainda virão atrás de nós, mas estará tudo bem”. E prometem antecipar a data de liberação da moeda virtual. E agora, Sr. West?