Categorias

KFC estreia sistema de “pagamento com sorriso” na China

Não é nada fácil levar a família toda, mais amigos e agregados, para uma lanchonete e pagar a conta no final. E se ainda tiver que pagar com um sorriso no rosto?

Se você passa por esse problema, temos más notícias para você: já está em fase de testes em uma unidade do KFC na China um sistema onde você literalmente precisa sorrir para efetuar o pagamento.

A plataforma Smile to Pay foi anunciada em 2015 pela Alipay, divisão da Alibaba, mas somente agora está sendo implementada em uma loja real. A plataforma de reconhecimento facial só precisa de dois segundos (e aquele sorrisão do usuário) para se calibrar e conseguir autenticar a forma de pagamento usando uma câmera 3D e um algoritmo de “identificação de vida”. Ou seja, não adianta chegar com uma foto sua, tem mesmo que pagar sorrindo, nem adianta disfarçar. Confira como funciona:

“Levar a tecnologia de pagamento com reconhecimento facial offline não foi tarefa fácil”, explicou Jidong Chen, diretor da tecnologia de identificação biométrica responsável pelo projeto. “É necessário detectar quando a foto de alguém está sendo manipulada, quando alguém está falsamente imitando outra pessoa – nós prevenimos esse tipo de coisa combinando software e hardware, ligando algoritmos sofisticados com a câmera 3D. Nós podemos evitar fraudes biométricas”.