Categorias

Kim Dotcom está prestes a ser extraditado para os Estados Unidos

O polêmico criador do Megaupload está suando frio agora: uma corte de Justiça da Nova Zelândia autorizou o pedido de extradição emitido pelo governo dos Estados Unidos.

Se Kim Dotcom retornar para seu país de origem, será julgado por múltiplas violações de direito autoral e poderá acabar seus dias atrás das grades em sentenças que somadas podem chegar a décadas de prisão.

A decisão foi tomada na Corte Distrital de Auckland e determinou que Dotcom e outros três acusados devem ser deportados de volta para os Estados Unidos para enfrentar um julgamento. Embora o empreendedor da Internet não tenha se manifestado sobre a extradição, seu advogado Ira Rothken publicou no Twitter que irá solicitar uma revisão do caso na Suprema Corte. Os envolvidos tem até 15 dias para apelarem da decisão.

Segundo a Justiça americana, Kim Dotcom precisa responder por acusações de violação de direito autoral, conspiração para cometer extorsão, conspiração para lavagem de dinheiro e fraude fiscal. Dotcom e seus associados teriam levantado cerca de 175 milhões de dólares através do Megaupload e boa parte desse faturamento teria sido conquistado através da distribuição ilegal de arquivos protegidos por direito autoral.