Categorias

Larry Ellison renuncia ao posto de CEO da Oracle

Larry Ellison, fundador da Oracle, renunciou horas atrás ao posto de CEO da empresa. O executivo de 70 anos ocupava o cargo desde a fundação da Oracle, em 1977.

Ellison, no entanto, não irá se afastar dos negócios da empresa, mas passará a ser o diretor do conselho diretor e seu CTO (Chief Technology Officer). Os dois atuais presidentes, Safra Catz e Mark Hurd passam a dividir a função de chefes executivos.

Catz já acumula o cargo de CFO (Chief Financial Officer) e passará a ser a responsável também por fabricação, finanças e questões legais. Ela estava na Oracle desde 1999. Enquanto isso, Hurd se tornará o responsável executivo por vendas, serviços e indústria vertical. O executivo entrou na Oracle em 2010 e já foi CEO da HP anteriormente.

“Safra e Mark irão se reportar ao Conselho da Oracle ao invés de se reportarem a mim”, declarou Ellison. “Todos os outros relacionamentos hierárquicos permanecerão inalterados. Nós três estivemos trabalhando bem juntos pelos últimos anos, e nós planejamos continuar trabalhando juntos pelo futuro próximo. Manter este time de gerenciamento no lugar sempre foi minha prioridade máxima”.

Ellison é o quinto homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada de US$51.3 bilhões. O executivo que esteve na cadeira de CEO por 37 anos, é conhecido por ter conduzido a sua empresa com mão de ferro, decidindo desde grandes pontos estratégicos, até o conteúdo de anúncios impressos e o texto de press-releases. Analistas questionam o nível de autonomia que o bilionário irá realmente permitir para seus sucessores.