Categorias

Lei trabalhista francesa libera funcionários de responderem e-mails depois do expediente

Um novo acordo trabalhista na França vai garantir que o expediente realmente termine na hora combinada: trabalhadores não podem mais ler ou responder e-mails depois da hora de trabalho, nem mesmo no smartphone.

A nova regra foi fechada pelos sindicatos franceses e deve afetar cerca de 250 mil trabalhadores, incluindo funcionários locais de grandes gigantes da tecnologia, como as filias do Google, Facebook e Microsoft. As empresas devem obedecer e não exercer qualquer tipo de pressão para que seus empregados tenham acesso aos seus e-mails encerrado o horário acordado de expediente.

A legislação trabalhista da França já prevê uma jornada semanal de trabalho de 35 horas, desde 1999. A nova regra chega para assegurar que os trabalhadores se “desconectem” do trabalho quando termina o horário. Embora as medidas beneficiem os trabalhadores e garantam ao país uma posição privilegiada no ranking de qualidade de vida na União Europeia, alguns analistas afirmam que as medidas colocam a França em uma situação arriscada para atrair investimentos de empresas estrangeiras.