A Lenovo quer tomar a liderança do mercado brasileiro de computadores da Positivo, em 2014. Contudo, analistas falam com cautela sobre o assunto, dada a agressividade da companhia brasileira no mercado varejista.
A Lenovo informa que, de acordo com dados da IDC, se tornou a segunda maior fabricante de PCs no Brasil, e ampliou sua fatia de mercado de 7% para 9,7% do primeiro para o segundo trimestre desse ano, ficando atrás apenas da Positivo, que detém 15,1% do mercado. Com esses resultados, a Lenovo ultrapassou empresas como Samsung e Acer no segundo trimestre.
Segundo o diretor operacional da Lenovo no Brasil, Richard Gurney, o avanço da Lenovo no Brasil pode ser atribuído à compra da CCE no ano passado, em uma operação que pode ter chegado a casa dos R$ 700 milhões. Ele ainda cita motivos como a ampliação da fábrica da
companhia, e a estratégia de diversificação de produtos, que faz com que os consumidores acompanhem a tendência global de migração de PCs para smartphones ou tablets.
– Entendemos que o mercado de PC está em transformação e que temos oportunidade de entrar no mundo de tablets, smartphones e smart TVs – afirmou o executivo.
Segundo o analista do Santander, Valder Nogueira, o fato da Positivo ter deixado de ser uma empresa apenas de PCs, passando a produzir aparelhos como tablets e smartphones, faz com que a missão da Lenovo seja mais difícil, e lembrou que a Positivo ainda tem espaço para avançar no segmento corporativo do emrcado de PCs.
A venda de PCs no Brasil teve queda de 10% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2011. Segundo dados da IDC, as vendas caíram para para 3,6 milhões de unidades. A receita, no entanto, subiu 1,2% no período, chegando aos R$ 5,7 bilhões. Para este ano, a expectativa é de queda do 9%, em relação aos 15,5 milhões de PCs vendidos em 2012.