Categorias

Lightbeam para Firefox mostra quais páginas monitoram sua navegação

A Mozilla liberou um add-on para o Firefox chamado Lightbeam, que  fornece uma visualização do seu histórico do browser e analisa que aplicativos estão rastreando ou monitorando o usuário, e como eles estão conectados.

Anteriormente, a empresa já havia lançado um add-on experimental chamado Collusion, em uma tentativa de entender como as ferramentas dos websites moldavam as experiências dos usuários, e como os dados eram rastreados.

Baseando-se no trabalho com o Collusion, a segunda fase do projeto agora tem como objetivo permitir que usuários vejam exatamente quem está acessando seus dados e como estão utilizando essas informações, levando-se em consideração as mudanças no comportamento web tanto dos indivíduos quanto das empresas e organizações.

O programa teve seu nome alterado para Lightbeam, e agora vai mostrar também os dados colhidos por algumas ferramentas terceirizadas, como por exemplo plugins sociais e publicidade, assim como os dados colhidos por empresas “primárias”, que já eram monitorados.

Para utilizar o novo recurso, basta instalar o plugin, e o software vai analisar os websites que o usuário visita, para fornecer representações gráficas de quais ferramentas cada página utiliza. A partir destes gráficos, o usuário pode compartilhar dados com a database do Lightbeam, de forma a contribuir a expansão do gráfico de como diferentes elementos da web estão conectados.

A Mozilla afirma quea ferramenta ainda será bastante aprimorada. Além disso, o código do Lightbeam está disponível no Github para que os usuários possam “quebrar, expandir e melhorar” a ferramenta.

Plugin lançado pela Mozilla ajuda usuários a ver quais sites monitoram e rastreiam suas atividades
Plugin lançado pela Mozilla ajuda usuários a ver quais sites monitoram e rastreiam suas atividades