Categorias

Linus Torvalds não tem medo dos robôs

Linus Torvalds não costuma ter papas na língua e prova isso mais uma vez debochando do medo que outras pessoas tem da ascensão dos robôs.

O criador do Linux participou de uma sessão de perguntas e respostas no Slashdot e foi taxativo: “é ficção-científica, e não é boa ficção, na minha opinião. Crescimento exponencial infinito? Que drogas esse povo está usando? Não, sério.”

Nomes como Stephen Hawking, Bill Gates, Elon Musk e parte da comunidade acadêmica acreditam que as Inteligências Artificiais poderão representar um risco para a Humanidade. Mas Torvalds defende que não veremos nada no nível da Skynet surgindo no nosso futuro.

Para ele, as Inteligências Artificiais virão, serão baseadas em redes neurais recorrentes, mas serão extremamente focadas em determinadas tarefas, como reconhecimento de linguagem, identificação de padrões e outras atividades. Basicamente, serão versões melhoradas de aplicativos que já existem como Siri, Google Translate, nada próximos da verdadeira inteligência humana.

“Eu não vejo a situação onde você repentinamente terá alguma crise existencial porque sua lavadora de louças começou a discutir Sartre com você”, ironiza Torvalds.