Categorias

Linus Torvalds publica mensagem comemorativa pelos 22 anos do Linux

Finlandês publicou mensagem fazendo referência aos 22 anos do lançamento do Linux
Finlandês publicou mensagem fazendo referência aos 22 anos do lançamento do Linux

O finlandês Linus Torvalds, responsável pela criação do Linux, publicou uma mensagem em comemoração aos 22 anos do sistema operacional, celebrados hoje (26).

A mensagem tem o mesmo formato do anúncio original do Linux, publicado por Torvalds em 1991 no grupo de discussão comp.os.minix (leia a mensagem aqui – sim, ela ainda está online após 22 anos).

Contudo, a mensagem postada hoje recebeu atualizações, buscando refletir o sistema após 22 anos. Na nova mensagem, Torvalds faz referência ao crescimento do Linux, e a capacidade do sistema em ser executado em vários dispositivos, ao contrário da forma original do sistema, que só podia ser executada em um único tipo de máquina.

“Olá para todos vocês que usam Linux. Estou fazendo um sistema operacional livre (é só um hobby, mesmo sendo grande e profissional) para 486 e clones  AT e mais novos e também para qualquer outro dispositivo existente. Estou trabalhando nele desde abril de 1991 e ainda não está pronto. Gostaria de saber as coisas que as pessoas gostam e desgostam no Linux 3.11-rc7.

Originalmente, eu ofereci suporte para bash (1.08) e bcc (1.40), mas outros tomaram espaço dos usuários e algumas coisas parecem funcionar. Isso significa que eu posso ter a versão final do 3.11 em cerca de uma semana, e eu gostaria de saber quais recursos as pessoas gostariam de ver no sistema. Qualquer sugestão é bem-vinda, mas eu não prometo que vou implementá-las :-)” segundo a nova mensagem, agora publicada no Google+ (leia na íntegra aqui).

Essa é a segunda “brincadeira” que Torvalds faz com o Linux 3.11. Em julho, ele afirmou que chamaria sistema de “Linux for Workgroups”, em referência ao “Windows 3.11 for Workgroups”, da Microsoft.

O Linux 3.11 apresentará melhorias no gerenciamento de energia de placas de vídeo Radeon, e suporte para a tecnologia Rapid Start, da Intel. Segundo Torvalds afirma no post na rede social do Google, a versão definitiva do kernell deve estar sendo disponibilizada em uma semana.