Categorias

Lista revela os programas mais vulneráveis de 2014

Ao contrário do que todo mundo pode pensar, o campeão de vulnerabilidades de 2014 não foi o Internet Explorer. Nem os hackers e nem a própria Microsoft estão interessados mais no navegador.

A lista de vulnerabilidades descobertas no ano passado e dos programas com mais falhas de segurança foi divulgada agora pela empresa Secunia. O relatório anual computou mais de 15 mil vulnerabilidades em quase 4 mil programas durante 2014 e o resultado vai surpreender muita gente.

Encabeçando a lista de programas com mais falhas de segurança está o Google Chrome com 504 vulnerabilidades identificadas. O segundo lugar pertence ao Oracle Solaris (483 vulnerabilidades), seguido pelo Gentoo Linux (350). O infame  Internet Explorer ficou em quarto lugar na lista, com 289 falhas de segurança encontradas em 2014.

Entre os sistemas operacionais, a Microsoft também conquistou outro resultado satisfatório, em comparação com a concorrência. Enquanto Solaris e Linux ajudam a compor o Top 3 dos programas vulneráveis, o OS X ocupa o 13º lugar com 147 vulnerabilidades. O Windows 8 fecha a lista no vigésimo lugar e somente 105 falhas de segurança encontradas em 2014.

Confira a lista completa abaixo:

vulnerabilidades

De acordo com o relatório, houve um crescimento de 18% no número de vulnerabilidades registradas em relação ao ano de 2013. Nos últimos cinco anos, esse crescimento foi de 55%. Apesar do crescimento, a Secunia aponta também que o tempo entre a descoberta de uma falha de segurança e sua correção pelo fabricante vem diminuindo ao longo dos anos. Das mais de 15 mil falhas apontadas pelo relatório, 83% delas foram consertadas com atualizações lançadas no mesmo dia em que as vulnerabilidades foram reveladas ao público.

O relatório completo está disponível para download em https://secunia.com/resources/reports/vr2015/.