Categorias

Machado de Assis é homenageado pelo Google

O Google prestigiou hoje um dos maiores escritores brasileiros em sua página principal do mecanismo de busca.

O carioca Machado de Assis, autor de grandes clássicos da literatura nacional e fundador da Academia Brasileira de Letras, foi o tema do novo doodle do Google em celebração do seu 178º aniversário.

“O trabalho de Machado ajudou a dar forma ao movimento Realista no Brasil”, explica o Google na página oficial dos doodles. “Ele se tornou conhecido por sua sagacidade e suas críticas reveladoras da sociedade. O Doodle de hoje apresenta algumas cenas de seus livros – Quincas Borba, Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas são consideradas obras primas até os dias de hoje”, completa o Google.

doodle-machado-de-assis

O doodle substitui o logo oficial do Google em sua página principal para usuários brasileiros. A ilustração ficou por conta do brasileiro Pedro Vergani. Atualmente residindo em Londres, Vergani trabalha para o Google e já produziu diversos doodles utilizados anteriormente, incluindo o recente doodle animado do Dia dos Namorados (12 de Junho, no Brasil). Clicando na imagem de hoje, o usuário é redirecionado para uma busca a respeito de Machado de Assis.

Nos países do Hemisfério Norte, o Google está exibindo uma imagem diferente que representa o Solstício de verão, enquanto nos demais países do Hemisfério Sul a imagem escolhida para esse dia 21 de Junho marca o Solstício de inverno.