Categorias

Maior Kickstarter da Europa encerra desenvolvimento sem entregar o produto

Parecia ser bom demais para ser verdade. E era mesmo. O desenvolvimento do mini-drone Zano acaba de ser suspensa, para desespero dos 12 mil apoiadores do projeto no Kickstarter.

A campanha de crowdfunding foi a maior já registrada na Europa e arrecadou o equivalente a 3,6 milhões de dólares (mais de 13 milhões de reais no câmbio de hoje).

O Zano era  a promessa de um drone que cabia na palma da mão e poderia acompanhar o usuário, filmando e fotografando em alta resolução quase automaticamente, transmitindo os resultados para um smartphone. Confira o vídeo do protótipo lançado para o financiamento coletivo:

https://youtu.be/hgkbhjXTbOE

Mas o Zano nunca atingiu seus objetivos. Dos mais de 15 mil aparelhos encomendados através do Kickstarter, apenas cerca de 600 foram entregues aos usuários. E o drone final não lembrava em quase nada o protótipo original: sua duração de bateria era muito baixa, a qualidade das imagens capturadas não era de alta resolução e o aparelho era tudo, menos inteligente.

Após inúmeros atrasos, os responsáveis pelo projeto admitiram nessa semana que o desenvolvimento do Zano foi encerrado. No comunicado oficial, eles afirmam estar desapontados com o encerramento do projeto e agradecem os apoiadores e os funcionários, mas não revelam os motivos exatos que levaram a essa decisão.

Na Internet, antigos apoiadores estão acusando os desenvolvedores de “fraude” e de “golpe” e exigindo o seu dinheiro de volta. Entretanto, como o próprio Kickstarter constantemente lembra seus usuários, a plataforma de financiamento coletivo não é um site de pré-venda, é uma forma de investir, com riscos, em projetos que podem ou não render frutos.