Categorias

Mais da metade da web brasileira é composta por blogs

Os blogs foram uma onda na internet há vários anos atrás e podem parecer um formato do passado, mas um levantamento realizado na web brasileira BigDataCorp revela que eles representam mais da metade dos sites ativos no país.

A empresa monitora semanalmente os 20 milhões de sites nacionais em busca de tendências e seu relatório mais recente indica que existem cerca de 10 milhões de endereços ativos no Brasil e 55% deles são blogs.

Apesar da predominância do formato em volume de páginas, eles não dominam a audiência dos internautas. A mesma pesquisa registrou que somente 0,94% dos blogs brasileiros atinge uma taxa de visitação de meio milhão de acessos por mês e 96,5% não chegam a alcançar 10 mil acessos mensais.

Essa baixa audiência pode ser uma das explicações para a vida curta da maioria dos blogs: o tempo médio de existência de um blog, de acordo com a BigDataCorp, é de cerca de 12 meses. Mas enquanto muitos blogs fecham ou são abandonados por seus criadores, novos blogs seguem surgindo na web brasileira, mantendo a hegemonia do formato por aqui.

Segundo o levantamento, não há um tema que predomine entre os criadores de blog. Embora moda seja o assunto que lidera a preferência, ele está presente em somente 1,81% dos endereços. Em seguida aparecem tecnologia (1,76%), cultura (1,6%), política (1,3%), esportes (1,24%) e viagem (1,19%).