Categorias

Mais de 2000 jogos de DOS ficam disponíveis de graça diretamente no seu navegador

Depois de ter disponibilizado uma gigantesca coleção de jogos de fliperama na web, o Internet Archive arregaçou as mangas e converteu cerca de 2.400 títulos do MS-DOS para serem jogados diretamente no navegador, sem necessidade de plugins.

A lista completa de jogos inclui clássicos do passado, como o seminal FPS Duke Nukem 3D, o primeiro Prince of Persia, o pai de todos os jogos de tiro Wolfenstein 3D e também um dos primeiros jogos da Blizzard, The Lost Vikings, além do episódio inicial da franquia Metal Gear Solid, entre milhares de outros. Todos os jogos tem informações básicas compiladas pelo site Mobygames, mas não vem com instruções ou forma de salvamento.

A iniciativa comandada pelo programador Jason Scott aproveita mais uma vez o poder do JavaScript para traduzir a saída de um emulador. Neste projeto, foi utilizado um port do DOSBOX, para rodar no navegador jogos que no passado exigiam o sistema operacional DOS da Microsoft e todo o poder de processamento de computador inteiro para rodarem. A transposição ainda está em versão Beta e Scott avisa que bugs podem aparecer. É recomendado o uso das versões mais atualizadas do Google Chrome ou do Mozilla Firefox para uma melhor experiência.

dos-games

Graças aos esforços de Scott e do Internet Archive, uma parte significativa do passado dos jogos eletrônicos pode ser preservada, com sua jogabilidade intacta, incluindo sons e trilha sonora, sem que o visitante necessite instalar qualquer tipo de plugin para conhecer a coleção ou precisar pagar qualquer taxa.

O Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos fundada com o propósito de servir como uma biblioteca virtual. Em seu site é possível encontrar textos, músicas, filmes e programas que caíram em domínio público ou foram cedidos para publicação. A organização é mais conhecida por armazenar páginas da web do passado, tendo mais de 435 bilhões de páginas disponíveis para consulta.