Categorias

Malware de iPhone e Android está espiando manifestantes em Hong Kong

Um aplicativo de smartphone falso está sendo usado para monitorar remotamente os manifestantes pró-democracia em Hong Kong, de acordo com um relatório do New York Times.

Pesquisadores da Lacoon Mobile Security dizem que o esquema de phishing está se espalhando pelo WhatsApp, através de mensagens como: “Confira este app Android criado pelo Code4HK para a coordenação do Occupy Central!”.

As mensagens estão vindo com um link para o download do software. Lacoon diz que uma vez baixado, ele pode acessar os dados pessoais do usuário, incluindo chamadas telefônicas, mensagens de texto e até a localização física de seu smartphone. Code4HK – uma comunidade de desenvolvedores que ajudou a difundir informações sobre os protestos – disse ao Times que não tinha nada a ver com as mensagens.

A origem do golpe ainda é desconhecida, mas o CEO da Lacoon, Michael Shaulov, diz que é provável que o governo chinês esteja por trás disso, dada a localização dos servidores e da sofisticação da operação.

HONG_KONG_-_0830_-_Poliziotti

O malware tem afetado tanto o Android quanto iOS, embora muitos no mundo da segurança tenham notado que apenas telefones iOS jailbroken parecem ser atacados.

Milhares de manifestantes se reuniram nas ruas no Dia Nacional da China, apelando para Pequim permitir eleições livres e democráticas em 2017. A China havia dito anteriormente que permitiria a escolha de seu próprio líder para a população de Hong Kong, mas voltou atrás em agosto, quando anunciou que todos os candidatos teriam de ser aprovados por Pequim.

Manifestantes do movimento “Occupy Central” entraram em choque com a polícia no fim de semana, e há temores de novos confrontos hoje à noite, durante as celebrações do Dia Nacional.

O governo chinês tem feito grandes esforços para censurar notícias das manifestações, chegando até a bloquear o Instagram no lugar.