Categorias

Malware infecta caixas eletrônicos na Tailândia e rouba o equivalente a mais de um milhão de reais

Mais de 12 milhões de Bath (moeda tailandesa) foram furtados de bancos da Tailândia sem que um único tiro fosse disparado ou uma vida ameaçada: os criminosos utilizaram um vírus em caixas eletrônicos.

A quantia equivalente a 1.1 milhão de reais na cotação atual foi retirada das máquinas automáticas infectadas com um malware chamado RIPPER, que utiliza técnicas inéditas de contaminação.

O caso está sendo investigado pela empresa de segurança FireEye, que aponta que o malware foi desenvolvido especificamente para o roubo de caixas eletrônicos e bancos no país. Assim como similares no mercado, ele permite que o operador assuma o controle do dispositivo do leitor de cartão para ler ou ejetar sob demanda, é capaz de desativar a interface de rede local e utiliza ferramenta de exclusão SDelete seguro para remover as provas forenses e não deixar rastros.

Mas, de acordo com a FireEye, “o RIPPER se destaca por possuir novas capacidades, tais quais: seu alvo são três dos principais fornecedores de ATM em todo o mundo; o malware interage com o ATM por meio da inserção de um cartão fabricado com um chip EMV que serve como mecanismo de autenticação – embora esta técnica já tenha sido utilizada pela família Skimmer, é um mecanismo incomum”.

Antes de iniciar suas atividades, o RIPPER se certifica da disponibilidade dos componentes do caixa eletrônico. No dispensador, por exemplo, checa o número e tipo de notas disponíveis. Numa segunda checagem, monitora o leitor de cartão. Uma vez inserido, ele valida o chip EMV para autenticação. Ao identificar o chip malicioso, o RIPPER inicia um temporizador, o qual permite ao ladrão assumir o controle da máquina. As instruções surgem através do Pinpad e múltiplas opções são exibidas, incluindo métodos de distribuição de moeda.

A investigação completa da FireEye está disponível online, com mais detalhes técnicos do furto milionário.