Categorias

Malware pornô trava Android, tira foto do usuário e ainda cobra resgate

A curiosidade matou o gato e os usuários do suposto aplicativo Adult Player estão aprendendo da pior maneira possível.

O malware disfarçado de tocador de mídia adulto tira uma foto do usuário sem ele saber, trava a tela de login do Android e cobra 500 dólares de resgate para desbloquear o dispositivo.

A descoberta foi feita pelo grupo de segurança zScaler, que afirma que este não é o primeiro falso aplicativo que promete pornografia e nem será o último. A novidade é que o malware utiliza uma foto da vítima para customizar uma mensagem supostamente assinada pelo FBI, junto com outras informações coletadas do sistema. Para completar o engodo, o FBI estaria exigindo uma “fiança” para ser depositada em uma conta PayPal para liberar o acesso ao aparelho.

adult-player-ransomware-android-2

Apesar do susto, o desbloqueio não é tão complicado quando em outros casos de ransonware, garantem os especialistas da zScaler. Para evitar a infecção, além de não baixar o Adult Player, é claro, é recomendado sempre prestar atenção nas permissões solicitadas pelos aplicativos durante a instalação. No caso deste malware, ele solicita autorização para monitorar tentativas de desbloqueio de tela, o que é no mínimo suspeito para um suposto aplicativo pornô.