Categorias

Maratona hacker brasileira foca na criação de aplicativos para manifestações no país

A Open Knowledge Foundation Brasil (OKF) está promovendo uma maratona hacker para que desenvolvedores criem aplicativos móveis que ajudem ou apoiem protestos pacíficos no país.

O objetivo da “hacktona” (versão brasileira do termo hackathon), que vai até o próximo domingo (25), é ajudar manifestantes que estarão indo às ruas durante a Copa do Mundo.

“Qualquer projeto tecnológico para web ou celular que apoie manifestações pacíficas e democráticas pode ser submetido”, explica Evertom Zaanella Alvarenga, diretor-executivo e fundador da OKF no Brasil.

hackatona-copa-protestos

Alvarenga dá como exemplo de iniciativa a criação de uma rede mesh (ou em malha) em que cada celular pode servir como roteador ou repetidor de sinal de internet. Isso pode driblar os apagões de sinal de celular, comuns em grandes aglomerações. Outro app que pode servir de inspiração é o “Ushahidi”, que coleta denúncias de força excessiva, marcadas em um mapa colaborativo.

A competição já está acontecendo e os participantes têm até o dia 25 para inscrever seus projetos, mais três dias para corrigir bugs e deixar seu aplicativo no ar. O vencedor sai no dia 4 de junho e receberá, entre outras recompensas, uma viagem à Alemanha para participar do Open Knowledge Festival 2014.

“No dia 5, a gente quer que eles já estejam no ar para que sejam usados nas manifestações”, diz Alvarenga. A data não é escolhida à toa: se tudo der certo, o lançamento acontecerá uma semana antes da estreia do Brasil na Copa. A seleção enfrenta a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo.

► Para mais informações sobre inscrição, entre no site da Open Knowledge Foundation Brasil