Categorias

Marissa Mayer é intimada a depor sobre vazamento de dados no Yahoo

Marissa Mayer virou a página e aparentemente quer distância do Yahoo, mas foi intimada a depor sobre vazamento maciço de dados de todos os usuários da plataforma durante sua gestão como CEO da empresa.

O governo dos Estados Unidos já tinha certeza que ação foi cometida por operativos sob comando da Rússia, mas uma comissão do Senado dos Estados Unidos que regula o comércio eletrônico queria ouvir mais detalhes de Mayer, que teria precisado ser alvo de um processo para comparecer.

“Como CEO, esses roubos ocorreram durante o meu mandato e quero me desculpar sinceramente por todos e cada um de nossos usuários “, afirmou a executiva e seu depoimento. “Infelizmente, enquanto todas as nossas medidas ajudaram o Yahoo a se defender com sucesso contra a ameaça de ataques de hackers privados e patrocinados pelo Estado, agentes russos invadiram nossos sistemas e roubaram os dados dos nossos usuários”, completou ela.

O Senador Bill Nelson, que preside a investigação, foi categórico sobre o futuro das empresas de tecnologia diante das recentes revelações da presença de operações russas em seus sistemas: haverá penalidades determinadas pelo governo dos Estados Unidos. A meta é assegurar que as gigantes do Vale do Silício tomem mais cuidado no futuro com os dados dos consumidores.

Segundo a comissão do Senado, Mayer foi convidada múltiplas vezes para depor sobre o tema, mas os pedidos de comparecimento voluntário permaneceram sem resposta até o momento em que ele se tornou alvo de um processo. De acordo com representantes da ex-CEO do Yahoo, seu comparecimento nessa terça-feira foi voluntário.