Categorias

Mark Zuckerberg se pronuncia sobre o possível escândalo da manipulação de notícias

Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, quebrou o silêncio sobre as alegações de que a rede social estaria manipulando os tópicos que aparecem nas tendências de notícias para favorecer determinadas convicções políticas.

O assunto chegou a render uma convocação perante o Senado americano, mas Zuckerberg afirma que “nós não encontramos nenhuma evidência de que esse relatório seja verdadeiro”.

“Para servir à nossa comunidade diversificada, nós estamos comprometidos a construir uma plataforma para todas as ideias. Os tópicos de tendência foram designados para trazer à tona as conversações mais populares e dignas de notícia no Facebook. Nós temos regras rigorosas que não permitem a priorização de um ponto de vista sobre outro ou a supressão de perspectivas políticas”, esclareceu o executivo em sua página pessoal.

A postagem de Zuckerberg já provocou mais de 150 mil reações na rede social. No texto, ele explica: “esta semana, houve um relatório sugerindo que pessoas contratadas pelo Facebook trabalhando nos Trending Topics suprimiram histórias com pontos de vista conservadores. Nós levamos esse relatório muito à sério e estamos conduzindo uma investigação completa para assegurar que nossos times sustentam a integridade deste produto”.

Segundo o CEO do Facebook, não há provas de que os resultados tenham sido manipulados. Mark Zuckerberg garantiu que entrará em contato com lideranças conservadores e representantes de todos os espectros políticos para uma conversa aberta sobre como o Facebook funciona e para compartilharem seus pontos de vista.

Ao final da mensagem, o fundador da rede social tranquilizou seus usuários: “cada ferramenta que criamos é desenhada para dar às pessoas uma voz e unir nossa comunidade. Pelo tempo em que eu estiver conduzindo essa empresa essa será sempre a nossa missão”.