Categorias

Mark Zuckerberg usou Realidade Virtual para visitar Porto Rico

Em 20 de Setembro, um furacão de Categoria 4 devastou Porto Rico e causou o que foi classificada como uma crise humanitária e, nessa segunda-feira, Mark Zuckerberg visitou a região… virtualmente.

O CEO do Facebook “viu” os estragos causados pela passagem de um furacão utilizando a sua própria tecnologia de Realidade Virtual, com a marca da Oculus, e anunciou uma parceria com a Cruz Vermelha para ajudar a população local.

“Teleportando para Porto Rico para debater nossa parceria com a  NetHope e a American Red Cross para restaurar conectividade e reconstruir comunidades”, anunciou o executivo,  que aparece em forma de um avatar animado e sorridente ao lado de ruas inundadas, árvores tombadas e ruínas da passagem do furacão Maria. Confira o vídeo:

A crise na ilha norte-americana tem servido de vitrine para empresas de tecnologia exibirem suas plataformas em uma controversa mistura de solidariedade com exposição de marketing. Elon Musk se comprometeu a restaurar a malha elétrica de Porto Rico utilizando somente painéis solares e o Google prometeu levar acesso a internet de volta ao território usando os balões do Projeto Loom. Enquanto isso, faltam alimentos, remédios, saneamento básico, água potável e combustível para a população, com toda sua infraestrutura afetada pelo furacão.

Zuckerberg tem sido criticado por sua aparição virtual, mas se prontificou a oferecer mapeamento por satélite para contribuir na distribuição da ajuda organizada pela Cruz Vermelha. Além disso, mesmo que seu fundador não tenha colocado os pés em Porto Rico, o Facebook contribuiu diretamente com uma doação de 1.5 milhão de dólares para a recuperação da ilha e enviou funcionários especializados com o objetivo de levantar uma malha de conectividade mínima para sustentar os esforços de reconstrução.