A Marvel Comics estreou no sábado sua API gratuita para desenvolvedores em https://developer.marvel.com/. Com essa interface, é possível criar aplicativos que acessam um banco de dados com mais de 75 anos de publicações e 30.000 histórias em quadrinhos.
A API ainda está em versão beta, mas já abre as portas de uma das maiores editoras de super-heróis do mundo para quem quiser desenvolver aplicativos baseados em seus personagens e aventuras. Com duas condições: os aplicativos devem ser gratuitos e não podem conter propagandas.
De acordo com Kristin Vincen, Vice-Presidente do setor de produtos digitais da editora, “a Marvel tem os melhores fãs do mundo, muitos deles são aficionados por tecnologia, early adopters que nós já vimos se desdobrando para puxar dados de quadrinhos da Marvel para seus blogs e sites”.
Com a adoção da API, será possível estabelecer conexões entre escritores e artistas, entre personagens, criar linhas do tempo interativas, serviços de envio de SMS quando uma nova edição for lançada para um determinado título e muito mais.
Apesar das restrições de uso, que impedem o lucro direto com os aplicativos, a API da Marvel Comics pode beneficiar lojistas virtuais que podem integrar sua base de dados com o acervo de informações da editora e promover lançamentos ou republicações.