Em um anúncio feito nesta manhã pela Marvel, Thor, o Deus do Trovão, agora será uma mulher nos quadrinhos. A notícia é uma grande mudança na continuidade da editora de quadrinhos, já que Thor é um dos super-heróis mais antigos do Universo Marvel. A nova história vai ser lançada no mês de outubro.
De acordo com o anúncio, feito no programa de TV norte-americano The View, o personagem ainda será um deus – e não uma deusa – e vai carregar Mjolnir (e até mesmo o nome do deus) assim como seu antecessor, que foi considerado indigno de seu poder.
O Thor original, conforme existia nos quadrinhos, foi criado em 1962 por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby. Enviado à Terra por seu pai Odin para aprender o significado de humildade, ele perdeu suas memórias e assumiu a identidade do Dr. Donald Blake. Mas após segurar Mjolnir pela primeira vez, seus poderes voltaram. O personagem acabaria por se tornar um dos membros fundadores dos Vingadores, e é interpretado pelo ator Chris Hemsworth nos filmes atuais.
Esta não é a primeira vez que outro personagem segura Mjolnir e, portanto, exerce os poderes de Thor. Capitão América, e até mesmo o Super-Homem já conseguiram provar serem dignos do martelo.
Em um comunicado à imprensa, a Marvel diz que em outubro irá “evoluir mais uma vez” com “uma das mudanças mais chocantes e emocionantes” de sua história: “Marvel Comics verá a introdução de um novo Thor, Deus do Trovão. Ele já não é o herói masculino clássico capaz de segurar o poderoso martelo, Mjölnir, uma nova herói feminina emergirá e será digna [de carregar] o nome THOR. Quem é ela? De onde ela vem e qual é sua conexão com Asgard e o Universo Marvel?”, diz.
A inscrição no martelo de Thor lê “Quem segurar este martelo, se ELE for digno, possuirá o poder de Thor”. “Bem, está na hora de atualizar essa inscrição”, diz o editor da Marvel, Wil Moss. Segundo ele, este novo Thor não será um substituto temporário: “Ela é agora o único Thor, e ela é digna!”.
O escritor da série, Jason Aaron, ainda enfatiza: “Esta não é Thor-Ela. Esta não é a Senhorita Thor. Esta não é Thorita. Esta é THOR. Esta é o Thor do Universo Marvel. Mas é diferente de qualquer Thor que já vimos antes”.