Categorias

Massacre em Las Vegas foi o dia mais triste do Twitter

Enquanto o mundo ainda tenta entender o que aconteceu e as dimensões da tragédia que atingiu Las Vegas, uma empresa de estudos analíticos que avalia o termômetro emocional da sociedade através do Twitter constatou: essa segunda-feira foi o dia mais triste de todos.

Segundo o Hedonometer, o patamar de tristeza atingido na rede social foi o mais baixo de todos desde 2008, quando começaram os estudos sobre a população norte-americana.

A morte brutal de 59 pessoas, com um volume de feridos que ultrapassa a cifra de 500, abalou a internet de uma forma que nenhum outro crime, catástrofe ou atentado terrorista havia conseguido. O massacre em Las Vegas registrou um índice de “felicidade” de 5.77 causado pela notícia.

O recorde sombrio anterior pertencia ao ataque em uma boate em Orlando, na Flórida, no ano passado, quando um atirador tirou a vida de 49 vítimas e o sistema registrou um índice de 5.84.

O sistema foi desenvolvido por Peter Dodds e Chris Danforth, respectivamente um matemático e um cientista da computação do Centro de Computação Avançada da Universidade de Vermont.

O medidor funciona contabilizando palavras e expressões em língua inglesa utilizadas no Twitter para descrever o impacto de determinados eventos, em uma escala de 1 a 9. O Hedonometer acessa o chamado Gardenhose do Twitter, uma amostragem randômica de 50 milhões de mensagens diárias postadas na rede social que correspondem a cerca de 10% do total da plataforma.