Categorias

Medida para reduzir spams no Brasil deve afetar envio de emails

Ação visa diminuir o número de spammers

Pensando em reduzir a quantidade de spams que circulam pela rede brasileira, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) adotou medidas que, além de ajudar na redução, podem dificultar o envio de e-mails a partir do dia primeiro de janeiro de 2013.

Quem usa os serviços do Outlook, Windows Mail ou Apple Mail terá uma grande chance de ter sua conta afetada pela medida, que proibe o envio de mensagens através da porta 25. Com isso, operadoras de telefonia e provedores de acesso terão de utilizar apenas a porta 587.

Serviços de webmail ou baseados na nuvem, como Gmail, Hotmail e YahooMail não serão afetados pela medida por serem acessados diretamente do navegador.

A mudança acontecerá pelo fato da porta 587 ser considerada mais segura, solicitando login e senha do usuário antes de enviar qualquer mensagem, dificultando o envio de spams.

As mensagens serão bloqueadas caso usuários ainda utilizem na configuração do software a porta 25. Para que isso não aconteça, usuários devem se certificar de que as configurações do sistema estão de acordo com as novas regras. Para isso, basta ir até a aba ‘Configurações de e-mail’, clicar na opção ‘Porta de saída’ e alterar para 587.