Categorias

MegaUpload vai voltar

Se Blink 182, Pokémon e até o Napster podem voltar, por que não o polêmico MegaUpload?

Kim DotCom, fundador do serviço de compartilhamento de arquivos fechado por determinação da Justiça norte-americana, prometeu: o MegaUpload retorna em Janeiro do ano que vem.

O serviço foi acusado de funcionar como uma central de conteúdo pirateado e interrompido em Janeiro de 2002. Até hoje, o próprio Kim DotCom se refugiou na Nova Zelândia e foge de um processo de extradição para não ser julgado nos Estados Unidos, onde inevitavelmente seria condenado por violação de direitos autorais. Mas o controverso empreendedor não parece abalado com os riscos envolvidos e está determinado a trazer o MegaUpload de volta à ativa no aniversário de 5 anos de seu desligamento.

“Vai ser melhor que o original e será como se fosse um lar”, escreveu DotCom em sua conta no Twitter. Segundo ele, o novo MegaUpload irá oferecer 100GB de armazenamento para seus usuários. Para se proteger, todo o conteúdo será criptografado e os servidores do site ficarão localizados fora do Estados Unidos, país que DotCom acusa de ser um “império da vigilância em massa”. Ainda de acordo com ele, a maioria das contas existentes no antigo MegaUpload será restaurada na nova versão.

Kim DotCom também está conclamando todos os antigos funcionários a retornarem para a empresa e acredita que terá 100 milhões de usuários cadastrados no dia do lançamento. Antes disso, o fundador do serviço terá que enfrentar em Agosto uma nova audiência diante da corte neo-zelandesa, onde será decidida sua apelação contra o pedido de extradição da Justiça norte-americana. Até lá, o futuro do novo MegaUpload (e de Kim DotCom) ainda é incerto.