Categorias

Memorando interno: CEO da Microsoft, Satya Nadella, define novo plano de diversidade

Uma semana após fazer comentários controversos sobre mulheres e aumentos salariais, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, decidiu pedir desculpas, dizendo em um memorando interno que essa foi “uma experiência de humildade e aprendizado”.

Há uma semana atrás, durante uma conferência, Nadella comentou que as mulheres devem contar com um bom “carma”, em vez de pedir um aumento salarial. O executivo hoje disse que a frase foi um “conselho genérico e simplesmente errado”.

“Para o contexto, eu tinha recebido este conselho de meus mentores e o segui na minha própria carreira”, escreveu ele. “Eu acredito que na Microsoft um bom trabalho em geral é recompensado, e eu já vi isso muitas vezes aqui. Mas o meu conselho subestimou a exclusão e o preconceito – consciente e inconsciente – que podem refrear as pessoas”.

O memorando, enviado antes de sua sessão anual de perguntas e respostas com os empregados, fala sobre uma série de passos que a Microsoft vai tomar para melhorar a diversidade e a inclusão em toda a empresa, incluindo nas equipes de engenharia e liderança sênior.Satya Nadella, CEO Microsoft, Code Conference

O plano também inclui um treinamento obrigatório de diversidade para os funcionários e recrutamento de “talentos mais diversos”.

“Em primeiro lugar, temos de continuar a focar em salários iguais para trabalhos iguais”, diz Nadella.

O CEO da Microsoft também apontou alguns dados sobre a força de trabalho na empresa, afirmando que “as diferenças globais de salário baseando-se entre gêneros e raças (quando consideramos nível e cargo) é consistentemente dentro de 0,5%”.

Como exemplo, Nadella aponta as funcionárias norte-americanas, que, no ano passado, ganhavam 99,7% do que os homens ganhavam nas mesmas posições.

“Ir para a conferência Grace Hopper para aprofundar a discussão sobre as mulheres na tecnologia foi corajoso, contudo a minha resposta a uma questão-chave não estava certa. Eu aprendi, e vamos juntos usar esse aprendizado para transformar a empresa com uma mudança positiva”, termina Satya.