Categorias

Menor foto colorida já feita é do tamanho da espessura de um fio de cabelo

Pesquisadores da Universidade suíça ETH Zurich revelaram a menor foto colorida impressa do mundo: ela caberia dentro da espessura de um fio de cabelo.

A tecnologia de nanoimpressão foi desenvolvida em parceria com a startup Scrona e bateu um recorde mundial ao imprimir em uma superfície de 0.0092 mm2, com 80 µm x 115 µm.

A imagem escolhida é uma fotografia de três peixes-palhaço em meio à anêmonas no fundo do mar. O resultado foi tão minúsculo que é impossível de ser observado a olho nu. Testemunhas do Livro Guiness dos Recordes precisaram de um microscópio para visualizar a figura abaixo:

menor-imagem-colorida

A façanha foi possível graças a uma tecnologia inédita batizada de 3D NanoDrip, que utiliza quantum-dots (QDs) para impressão. Segundo o comunicado oficial, “QDs são nanopartículas que emitem luz de cores muito específicas. Ao ajustar seu tamanho, essa cor pode ser livremente manipulada, por exemplo, de laranja para amarelo”.

Para gerar a microscópica imagem impressa, foram utilizados QDs em camadas de vermelho, verde e azul com uma resolução de 25ooo DPI e a distância obtida entre cada pixel foi de somente 500 nanômetros. O controle de precisão é a chave da tecnologia da Scrona, que agora busca financiamento coletivo para oferecer soluções customizadas para clientes.

A Universidade e a startup acreditam que a técnica pode representar uma revolução para o uso de telas e monitores em um futuro próximo para se obter imagens de altíssima qualidade.