Categorias

Menos de 1% dos smartphones do mercado é um Windows Phone

A consultoria Gartner constatou uma triste realidade para quem ainda aposta no Windows Phone: menos de 1% dos smartphones vendidos nos últimos 12 meses faz parte da plataforma.

O recuo da Microsoft na produção de novos Lumias teria sido o principal fator responsável pela queda abrupta de participação do Windows Phone entre os dispositivos móveis.

Segundo dados do Gartner, a Microsoft ocupava 4,5% do mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2015, mas esse percentual caiu para muito mais modestos 0,7% no primeiro trimestre desse ano. A situação atual da plataforma fica ainda mais crítica quando o mesmo relatório aponta que a venda de dispositivos móveis de uma forma global cresceu 4,5% no mesmo período, mas o Windows Phone não conseguiu pegar carona nessa subida.

A absoluta ausência de novos dispositivos Lumia no mercado tem gerado a impressão de que a Microsoft pode ter abandonado a plataforma. A empresa recentemente passou para uma subsidiária da Foxconn toda sua divisão de smartphones populares e liberou o uso da marca Nokia para o comércio de aparelhos de baixo custo. Há indícios de que a Microsoft possa estar suspendendo por completo a linha Lumia.

Entretanto, analistas acreditam que a Microsoft ainda não estaria pronta para abandonar totalmente o competitivo mercado de dispositivos móveis. Rumores insistentes de um Surface Phone continuam surgindo, embora nada de concreto tenha aparecido. Caso esse dispositivo seja real, o tempo está correndo contra a Microsoft enquanto o consumidor perde o interesse na plataforma móvel da empresa.