Categorias

Mercado Livre proíbe a venda do Nintendo Switch e acessórios

Vendedores e lojistas que anunciam através do Mercado Livre estão sendo notificados que está proibida a venda de produtos relacionados ao Nintendo Switch.

A proibição abrange não apenas o novo console da gigante japonesa, mas também controles, acessórios e até mesmo jogos, sob o risco dos vendedores terem suas contas canceladas na plataforma.

Desde a saída da representação oficial da Nintendo no Brasil, em 2015, os jogadores brasileiros fãs dos produtos da empresa tem precisado recorrer a caminhos tortuosos para se manterem atualizados com as novidades lançadas lá fora. As vias tradicionais de importação acabam aumentando o valor final de consoles, acessórios e jogos e o mercado informal tem sido a saída encontrada em muitos casos e o Mercado Livre acabou se tornando um ponto de venda confiável e econômico para muitos.

Entretanto, diversos lojistas confirmaram que não será possível continuar oferecendo produtos relacionados ao Nintendo Switch, mesmo usados. O Mercado Livre não ofereceu justificativas para os avisos, mas os comerciantes não estão dispostos a arriscar, muitos com contas e perfis criados há anos na plataforma e um histórico de vendas bem-sucedidas.

A especulação é que o Mercado Livre esteja atendendo a um pedido dos distribuidores oficiais da marca Nintendo no Brasil, interessados em manter a exclusividade de importação dos produtos da fabricante japonesa, agora que o Switch reaqueceu o interesse dos jogadores. Mas existe também a possibilidade de que a própria Nintendo esteja preparando o terreno para retornar diretamente ao mercado brasileiro.