Categorias

MercadoLivre anuncia acordo com a Wayra, aceleradora da Telefônica

MercadoLivre fez parceria com a Wayra, buscando incentivar o desenvolvimento da plataforma
MercadoLivre fez parceria com a Wayra, buscando incentivar o desenvolvimento de sua plataforma

O MercadoLivre anunciou o fechamento de um acordo com a Wayra, iniciativa global da Telefônica para apoio e promoção de startups tecnológicas. O objetivo do acordo é incentivar e financiar o desenvolvimento de aplicações de e-commerce e potencializar a inovação de novos talentos no campo da tecnologia no Brasil.

O Brasil será o segundo país a ser beneficiado pela parceria, que destinará um total de US$ 10 milhões para o financiamento de start-ups que melhor utilizem o potencial da plataforma do MercadoLivre a partir de suas APIs.

Serão identificados no país os projetos tecnológicos mais inovadores e que, a partir do uso das APIs MercadoLivre, contribuam para todo o ecossistema da empresa (MercadoLivre, MercadoPago, MercadoShops, MercadoEnvios e MercadoLivre Publicidade).

Além disso, o foco da parceria será investir em empreendimentos que ainda estejam em uma etapa inicial, mas que apresentarem perspectivas de crescimento e melhor aproveitamento da plataforma.

O MercadoLivre também acompanhará todo o processo de aceleração das empresas selecionadas e o trabalho dessas companhias dentro da Academia Wayra, através de mentoria e apoio técnico para desenvolvimento dos projetos. A primeira experiência de trabalho entre MercadoLivre e Wayra aconteceu na Argentina, sendo muito bem sucedida: as empresas Parsimotion, Nubimetrics e MrPresta receberam, cada uma, US$ 100 mil para desenvolver seus projetos.

O diretor geral do MercadoLivre Brasil, Helisson Lemos, afirma que o ecossistema da plataforma oferece muitas possibilidades, e acredita que o projeto vai ajudar a melhorar a plataforma.

– O ecossistema do MercadoLivre oferece múltiplas oportunidades de negócios para programadores e software houses com perfil de empreendedorismo que criem serviços e aplicações para o nosso ambiente. Sabemos da capacidade criativa e inovadora do Brasil e temos certeza de que os projetos selecionados vão enriquecer a experiência dos nossos compradores e vendedores – disse o executivo.

Já o diretor da Wayra Brasil, Carlos Pessoa, acredita que a parceria com o MercadoLivre é uma grande conquista para a empresa.

– Este acordo com o MercadoLivre é um estímulo para os empreendedores brasileiros da área do desenvolvimento tecnológico. É também uma conquista para nossa aceleradora, pois ganhamos um excelente parceiro para o crescimento dos negócios que já apoiamos – afirmou Pessoa.