Categorias

Mercedes-Benz também planeja frota de carros autônomos

O futuro pertence aos carros autônomos e a Mercedes-Benz anunciou que também está investindo forte na tecnologia.

A fabricante de veículos alemã confirmou o projeto durante uma feira automobilística em Frankfurt. “Essa é uma meta concreta de desenvolvimento nossa”, garantiu o chefe-executivo da Daimler, Dieter Zetsche.

A empresa-mãe da Mercedez-Bens já possui um serviço batizado de car2go, que permite o aluguel instantâneo de automóveis através de um aplicativo de smartphone. A próxima evolução do sistema estaria em veículos inteligentes: “seria ainda mais conveniente se o carro viesse até você autonomamente”, especulou Zetcsche. O executivo também afirmou que os veículos alugados poderiam chegar em datas pré-agendadas na localização do locatário.

Recentemente a Daimler participou de um aliança para adquirir o acervo e as patentes do serviço de mapeamento HERE, que pertencia à Nokia. O preço de 3 bilhões de dólares pagos na transação se justifica diante da necessidade de se construir uma frota capaz de navegar de forma independente pelas ruas.

Mercedes-Benz-F-015
Mercedes-Benz F 015, protótipo de carro inteligente exibido durante a CES 2015.

A iniciativa baterá de frente no futuro não apenas com a própria frota do Google, como com o projeto da rival Volvo e com os planos de expansão do Uber. O polêmico serviço de compartilhamento de caronas não esconde que pretende substituir sua rede de motoristas colaboradores por veículos inteligentes. Recentemente, o Uber também adquiriu sua própria tecnologia de mapeamento, ao assimilar os engenheiros e os bancos de dados do Bing Maps, vendidos pela Microsoft.