Categorias

Metade do tempo na Internet é gasto com conteúdo, diz estudo

Os usuários de Internet passam quase a metade do seu tempo online vendo notícias ou conteúdo de entretenimento, número que supera as atividades como o envio de e-mails, compras ou busca por informações, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pela Associação de Publishers Online.

O estudo de quatro anos, conduzido pela Nielsen/NetRatings, detectou um aumento de 37% no tempo gasto com conteúdo como vídeos online ou notícias, superando o avanço de 35% no uso de mecanismos de busca como o Google.

A abundância de conteúdo e de velocidades online mais rápidas são responsáveis pelo salto, diz o estudo. A proliferação de redes sociais como o MySpace da News Corp. e o Facebook ajudaram a aumentar o acompanhamento de conteúdo também.

Em geral, o acompanhamento é responsável por 47% do tempo gasto na Internet em 2007, maior que os 34% em 2003. A busca na Web contou com 5% do tempo passado online em 2007, em comparação com os 3% em 2003.

O tempo gasto em sites de comércio como Amazon.com recuou 5% e é responsável por 15% do total em 2007. Em comunicações como e-mail, o tempo caiu 28%, para 33% do total online em 2007, número menor que os 46% em 2003.

A popularidade dos serviços de mensagens como o MSN, que permite aos usuários enviar mensagens rápidas em vez de e-mails, é responsável pela queda na quantidade de tempo correspondente, segundo o estudo.

Com informações de Terra.