O jogo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain faturou mais de duas vezes mais que o filme Vingadores: Era de Ultron no dia do lançamento.
De acordo com dados levantados pela Adobe Digital Index, o jogo teve um faturamento de US$179 milhões no dia que chegou às lojas, mais do que o dobro que a última aventura dos heróis da Marvel conseguiu na bilheteria da estreia.
Para Tamara Gaffney, principal analista e diretora do Adobe Digital Index, “a indústria dos jogos é muito maior que a maioria dos profissionais de marketing imagina”.
A vitória de The Phantom Pain ganha ainda maior relevância quando comparada com os custos de produção: enquanto o jogo gastou 80 milhões de dólares para ser criado, Era de Ultron não saiu por menos de 250 milhões de dólares de orçamento. Entretanto, é importante lembrar que o preço do jogo nas prateleiras, em torno de 60 dólares a unidade, é muito superior ao valor de um ingresso de cinema.
Gaffney ressalta também que o último jogo de Hideo Kojima para a Konami não apenas superou a maior bilheteria do ano, como também quase dobrou a marca alcançada por Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, a maior estreia da história do cinema, que atingiu 91 milhões de dólares de faturamento no dia do lançamento. “Estes jogos ganham mais burburinho nas redes sociais no dia da estreia do que a maioria dos filmes consegue”, concluiu a executiva.