Se você vem reparando em pequenas travadas ou quedas de framerate em jogos que rodavam sem problemas antes da Atualização para Criadores do Windows 10, você não está louco: é bug.
Depois de meses, a Microsoft admitiu publicamente a existência da falha que vem afetando títulos como Overwatch, Rocket League e Mass Effect: Andromeda.
Os usuários já vinham reclamando desses incidentes nos fóruns oficiais de suporte da NVidia e do sistema operacional, mas estavam sendo ignorados em suas reclamações. Entretanto, um engenheiro identificado da Microsoft começou a responder aos questionamentos essa semana afirmando que a empresa ainda não conseguiu localizar a possível causa dos problemas, mas foi capaz de reproduzir os travamentos, que afetam, em alguns casos, até mesmo o funcionamento tradicional dos PCs.
Por enquanto, não há uma correção facilmente acessível para todos. A empresa está testando uma atualização no build 16273 da versão do Windows 10, lançado em 23 de Agosto e disponível somente através do programa Windows Insider para testadores do sistema operacional.
A Microsoft está agora na reta final para incorporar mudanças e atualizações do Windows 10 que farão parte do Falls Creators Update, a próxima grande evolução do sistema operacional que deverá ser lançada em 17 de Outubro. Muito provavelmente, os jogadores que estão passando por esse problema deverão ter que esperar até o lançamento para vê-lo corrigido.