Em julho, a Microsoft planeja abrir ao público uma prévia do seu novo serviço de aprendizagem de máquina hospedado no Windows Azure.
Chamado de Azure ML, o novo serviço foi projetado para permitir que parceiros e clientes construam serviços de análise preditiva utilizando ferramentas e modelos desenvolvidos pela Microsoft.
O ML Azure inclui uma ferramenta de design focada em analistas de negócios, bem como um serviço de interface de programação de aplicativos (API) para implantação, e um kit de desenvolvimento de software (SDK) para que desenvolvedores construam aplicações no próprio serviço.
“Os usuários podem compartilhar modelos e espaços de trabalho com seus colegas”, disse o gerente geral Eron Kelly. “Há algoritmos diferentes, além da opção de trazer os seus próprios. Os usuários podem também “treinar e aperfeiçoar o modelo” antes de publicar seus serviços.
Aprendizagem de máquina é um foco cada vez mais importante da Microsoft. Representantes da gigante vagamente definiram o aprendizado de máquina como “uma forma de aplicar os dados históricos em um problema através da criação de um modelo e usá-lo para prever, com sucesso, comportamento ou tendências futuras”.
A companhia ainda não está compartilhando um prazo de quando espera que o Azure ML saia do preview. Eles também não estão comentando sobre quando vai colocar em campo Projeto Sage, serviço de recomendação da Microsoft que é construído em cima de CloudML / Azure ML.