Categorias

Microsoft anuncia finalistas da fase nacional da Imagine Cup 2016

A Microsoft anunciou os nove finalistas da fase nacional da Imagine Cup 2016, três em cada uma das categorias: Games, Cidadania e Inovação.

A competição promovida pela Microsoft está em sua 14ª edição e mobilizou mais de 1500 estudantes em todas as regiões do país com ideias para melhorar o mundo por meio da tecnologia.

Dos 245 projetos inscritos na Imagine Cup 2016, nove foram selecionados e concorrerão à fase nacional do torneio em Belo Horizonte, no próximo dia 28. O mais inovador deles representará o Brasil na fase mundial, em Seattle, com a chance de ganhar o prêmio de 50 mil dólares.

“É interessante notar a diversidade de ideias e criatividade de cada participante. Ver os estudantes dedicados a criar projetos que impactam e trazem inovação para o país também é fascinante. Além disso, esse é o propósito principal da Microsoft, fomentar o espírito empreendedor e audacioso desses jovens que são o futuro do Brasil”, comenta o Diretor de Inovação e Novas Tecnologias da Microsoft Brasil, Richard Chaves.

Neste ano, os nove projetos inovadores do país selecionados para concorrer são:

Categoria Games – finalistas de Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais

buns-game

Os estudantes da Escola Técnica ETEPAM (PE) Abhner Adriel, em Recife, Johnny Herbert do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Paula Soares do curso de Comunicação Visual e Jonathan Barreto, ex-aluno de Design de Interiores e Graduando de Administração na UFPE, desenvolveram o jogo para smartphones e tablets chamado Buns Game. Ele foi criado para usuários de todas as idades, nas categorias ação e arcade. O objetivo é ajudar o personagem escolhido a pegar o ônibus.

Já os estudantes da UNESP Bauru: Raissa Rodrigues, Victor Cardoso, Alessandra Sasaki, Gabriel Soares e o mentor Eduardo Martins Morgado compõem o Team Barusu. O jogo Do a Barrel Throw criado por eles é divertido e desafiador: a personagem russa recolhe barris e lança-os ao chão para que ele possa saltar cada vez mais alto, vencer os obstáculos e assim marcar pontos.

A equipe da PUC-MG vai concorrer em casa ao prêmio. Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria desenvolveram o game Sonho de Jequi com o personagem Jequi que tem como objetivo coletar água. A arte 3D do jogo foi pintada em aquarela, referenciando o artesanato local, e a trilha sonora é do artista Rubinho do Vale e amigos. No game, o jogador tem a oportunidade de conhecer o Vale do Jequitinhonha e de doar dinheiro para ajudar as pessoas que enfrentam a seca nas zonas áridas de Minas Gerais.

Categoria Inovação – finalistas de Porto Alegre, Santa Catarina e São Paulo

dreampper

A Dreampper é uma nova rede social que, além de permitir que os usuários compartilhem fotos e os momentos de suas vidas com amigos e familiares, também possibilita, de uma forma organizada e divertida, que eles troquem experiências relacionadas a séries de TV, filmes, jogos, livros e até mesmo escrevam suas próprias histórias. O projeto conta também com a Dreampper Store, que promete mudar a forma de se criar anúncios em redes sociais. A equipe é representada pelos estudantes Felipe Santana, Danilo Sette e Tiago Cazali Magalhães da Universidade de Taubaté (SP).

O EchoSense Team, de Porto Alegre, desenvolveu um dispositivo para deficientes visuais, que utiliza sensores ultrassônicos e motores de vibração para dar uma noção de distância a uma pessoa cega. Ele atua como um “sexto sentido”, pois o usuário sente maior vibração quanto menor a distância de um objeto. O projeto é dos alunos Ricardo Sabedra (UFRGS) e Witallo Oliveira (PUCRS), que contaram com o apoio do Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, onde são estagiários.

O outro concorrente dessa categoria é o time WIT-Box, de Joinville-SC, que criou o projeto Vehicular Black Box, que é um meio inovador para obtenção de evidências com objetivo de auxiliar a reconstituição de acidentes automobilísticos e ainda possui potencial de promover novos produtos para a área de seguros. Os estudantes Lucas Casagrande, Alexandre Viebrantz e Eduardo Garcia são os representantes da UNISOCIESC.

Categoria Cidadania – finalistas de São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina

project-bridge

A Team Bridge é composta pelos estudantes Lucas Magon, Talita Dias e pelo professor Luciano Araújo da Universidade de São Paulo-EACH-USP. Eles trouxeram para a competição o projeto Bridge, que é uma plataforma de apoio para que crianças com limitações cognitivas e motoras, como paralisia cerebral e distrofia muscular, realizem pequenos movimentos e fisioterapia usando jogos adaptados e divertidos.

A equipe por trás da Appdemia, são os alunos Henrique Casagrande, Lucas Pena e Vinicius da Cruz Maia da cidade de Vitória-ES. Na área da saúde, os alunos criaram um aplicativo que permite que qualquer pessoa registre sintomas e diagnósticos. Assim, é possível mapear os focos de doenças e possíveis surtos em determinadas localidades, o que facilita o acesso da informação pela população e o controle pelos profissionais de saúde e entidades públicas.

Já na área de educação, os estudantes de Joinville-SC Cezar Antunes e Luis Felipe Grossl desenvolveram um dispositivo de Internet das Coisas (IoT) para levar aulas interativas para salas de escolas sem acesso à internet. Omni é a ferramenta educacional em potencial para ajudar os professores a programar e transformar as atividades dentro da sala de aula.