Categorias

Microsoft anuncia os vencedores da Imagine Cup 2017

A grande final da Imagine Cup 2017 aconteceu nessa quinta-feira, em Seattle, nos Estados Unidos, e a Microsoft anunciou os vencedores da maior competição de programação do mundo.

O time X.GLU, da República Tcheca, consagrou-se como o grande vencedor da disputa, seguido por equipes dos Estados Unidos, Argentina e Canadá, em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Formado por três estudantes de mestrado da Universidade Técnica Tcheca, de Praga, o X.GLU trouxe para a competição um projeto que emprega a solução de nuvem Azure, da Microsoft, para auxiliar o dia a dia de pessoas que convivem com o diabetes. A equipe desenvolveu um equipamento especial que realiza a coleta sanguínea para análise e envia as informações para a nuvem. Os participantes foram contemplados com uma sessão de mentoria com o próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, 100 mil dólares em dinheiro e 125mil dólares em serviços de nuvem Azure.

Segundo a X.GLU, o dinheiro será utilizado para dar continuidade nas pesquisas do seu projeto. Além disso, os estudantes também ganharam e uma viagem à conferência de desenvolvedores Build 2018.

A edição desse ano da Imagine Cup marcou o 15º ano da competição organizada pela Microsoft. Segundo o comunicado oficial, “o caminho para as finais mundiais foi tomado por dezenas de milhares de alunos com uma ideia sobre como mudar o mundo usando programação. Eles passaram meses desenvolvendo suas soluções, planos de negócios e concorrendo em finais nacionais em todo o mundo”.

Ao todo, 54 equipes finalistas das mais diversas partes do mundo competiram dois dias seguidos diante de um comissão de juízes, até chegar a uma lista de quatro semifinalistas. O Brasil esteve representado por dois times diferentes: a Bubu Digital, que criou uma chupeta com sensor de temperatura com o intuito de minimizar riscos de saúde para os bebês; o Upfish, com uma solução tecnológica para fortalecer o mercado de aquicultura no país.

Apesar das equipes brasileiras não alcançarem o pódio em Seattle, “os dois projetos continuam a receber apoio da Microsoft por meio do Instituto Innovaction, que está fornecendo consultoria para que possam entrar no mercado de maneira consistente”, informou a empresa.