Categorias

Microsoft “apela” para que usuário não troque de navegador

A Microsoft está mesmo muito, muito empenhada para que seu navegador Edge não seja trocado pelos usuários…

A build 10568 do Windows 10 traz uma “funcionalidade” que praticamente implora para que o usuário reconsidere a decisão de parar de usar o Edge em favor de um Chrome ou Firefox da vida.

A mensagem de aviso especial aparece quando o navegador padrão é o Edge e ele é depois trocado por uma alternativa qualquer:

give-a-shot

A mensagem pede para que o usuário “dê uma chance” ao Microsoft Edge e lista uma série de características que o navegador tem e seus concorrentes não, como a capacidade de escrever anotações em páginas da web, um sistema de leitura que elimina as distrações (e que, na verdade, o Firefox também tem) e integração com Cortana.

Como se a mensagem não fosse apelativa o bastante, a maior opção da tela de mensagem é justamente aquela que mantém o Edge como navegador padrão, enquanto a opção “troque assim mesmo” vem em letras miúdas logo abaixo.

Por enquanto, a novidade não está distribuída para as versões públicas do Windows 10 e só pode ser encontrada na versão vazada da última build. A Microsoft ainda tem algumas semanas para absorver as críticas que virão antes de incorporar a mudança no Windows 10 que a maioria dos usuários utiliza.