Categorias

Microsoft apoia projetos que democratizam acesso à internet

A Microsoft reforçou na semana passada seu compromisso de apoiar projetos que viabilizam o acesso à internet em áreas remotas e países em desenvolvimento.

O programa de doações batizado de Microsoft Affordable Access Initiative (AAI) é focado em oferecer apoio a empresas que atuam para ampliar conectividade em comunidades na África, Ásia, Caribe e EUA.

Foi o que aconteceu com Allen Bailochan Tuladhar, empresário residente do Nepal. Depois de perder sua filha de 16 anos para uma doença que os médicos locais não conseguiam diagnosticar, ele fez a promessa de realizar o sonho dela: acesso facilitado à internet para os jovens da região e incentivo a educação e tecnologia. Dez anos depois, a Picosoft Nepal está trazendo conectividade a preço de custo para escolas e áreas rurais do Nepal e sua iniciativa foi uma das contempladas pelo programa AAI da Microsoft.

“Estamos realmente superanimados com a doação e o que poderemos fazer com ela”, disse Tuladhar durante uma entrevista. “Com conexão à internet de forma acessível, acredito que os nepaleses, quer estejam no Vale do Silício quer estejam no Vale Dhading, poderão escapar da pobreza de informação, que é um ciclo vicioso”.

É o segundo ano de atuação do programa da Microsoft. Os beneficiários recebem financiamento, consultoria e acesso a uma rede de profissionais que podem ajudar a aplicar as soluções tecnológicas para cada caso. Além de conexão na rede, também há projetos para levar energia elétrica e estrutura de computação em nuvem.

Uma história semelhante pode ser encontrada na República Democrática do Congo (RDC). Com 77 milhões de habitantes e uma média salarial de apenas US$394 ao ano, para a pequena nação africana internet é um artigo de luxo. Mas a VisionNet está usando Wi-Fi gerenciado por nuvem para fornecer acesso à internet de baixo custo para estudantes universitários rurais, indivíduos e organizações não-governamentais e também foi contemplada pela AAI.

Para Alex Okuonzi Bahati, que fundou o programa “Pocket Cyber Cafes” da VisionNet, é importante “fornecer internet, especialmente no setor de educação, porque acredito no poder da educação e em quão transformador o acesso à informação pode ser”.

Essas e outras iniciativas de democratização de acesso são o combustível que impulsiona a Microsoft Affordable Access Initiative: “estamos inspirados pela paixão dos nossos beneficiários em fornecer acesso à internet e à energia, e os benefícios econômicos que dela decorrem para partes do mundo que mais precisam”, declarou Paul Garnett, diretor sênior do projeto.  “É nosso privilégio apoiar o trabalho dos inovadores que ajudam a melhorar suas comunidades”.