Categorias

Microsoft apresenta carro de polícia turbinado nos EUA

Em um congresso realizado na semana passada em Nova York sobre cidades inteligentes, a Microsoft exibiu um carro de polícia que parece saído de um filme de ficção-científica.

O Ford Explorer adaptado faz parte do projeto Microsoft Advanced Patrol Platform (MAPP) e conta com a mais sofisticada tecnologia possível para o combate ao crime.

O superveículo traz equipamentos de vigilância e comunicação de ponta de linha e já está em operação nos estados norte-americanos de Virginia e Washington. Uma câmera de 360º localizada no topo do carro é capaz de enviar vídeo em tempo real tanto para o laptop de controle no interior do veículo como também para a nuvem e pode ser acessada de qualquer parte do mundo pelos agentes autorizados. Por dentro, ele conta com sistemas computadorizados que podem fornecer informações importantes de rastreio e identificação na ponta dos dedos.

Confira as fotos:

De um laptop localizado na central de polícia ou de qualquer ponto, um operador pode identificar instantaneamente a localização de qualquer um dos MAPPs, assim como visualizar a transmissão das câmeras dos veículos, navegando de forma espacial, com ampliação e coletando dados do ambiente.

Um outro dispositivo instalado no exterior do carro pode rastrear até 5000 placas de veículos por minutos. As informações são enviadas para a nuvem e analisadas através de um sistema de computação na nuvem usando tecnologia Azure. Qualquer anormalidade detectada é repassada para o motorista do MAPP, que pode proceder com a investigação e abordagem de veículos furtados ou suspeitos.