Categorias

Microsoft assina parceria com Hospital 9 de Julho para implementar tecnologia na saúde

A Microsoft iniciou um projeto de parceria inédito com o Hospital 9 de Julho, na cidade de São Paulo que irá implementar tecnologias de saúde.

Nesse primeiro momento, a iniciativa será aplicada para reduzir o número de casos de pacientes que caem de seus leitos durante a internação, um problema bastante frequente.

A Vice-Presidente de Setor Público Global da Microsoft, Toni Townes-Whitley, juntamente com Paula Bellizia, Presidente da Microsoft Brasil e Paulo Cury, Presidente da Rede Ímpar, estiveram presentes ontem para a assinatura de um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de tecnologia em parceria com o Hospital 9 de Julho. Esta é a primeira instituição de saúde no Brasil a firmar um termo de cooperação com a Microsoft.

Desenvolvido no Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL) da Microsoft, o projeto prevê a criação de um sistema capaz de evitar situações de risco e aumentar a segurança dos pacientes. O primeiro projeto usará um monitoramento feito por sensores inteligentes para evitar acidentes com pacientes que caem de leitos, um problema mundial área hospitalar.

A informação necessária para construir esse sistema será obtida por meio de sensores e processada em tempo real por algoritmos avançados de aprendizado de máquina operando na nuvem para gerar alertas e identificar eventos com relevância médica. A parceria prevê ainda o desenvolvimento de outras iniciativas que usem tecnologia de ponta para o benefício dos pacientes.

“Nossa intenção é desenvolver esta tecnologia inicialmente com o Hospital 9 de Julho e depois replicá-la, levando este benefício a mais pessoas no Brasil e no mundo. Da mesma forma que uma tecnologia desenvolvida no Brasil pode beneficiar pacientes no mundo todo pretendemos trazer outras tecnologias desenvolvidas em outros países para o Brasil. Tenho certeza que temos um longo caminho pela frente”, afirma Toni Townes-Whitley, VP de Setor Público Global da Microsoft.

Para Alfonso Migliore Neto, diretor geral do Hospital 9 de Julho, “fazer uso dos recursos que a tecnologia de ponta pode oferecer à linha de cuidado dos pacientes exige a implementação dos melhores sistemas, equipamentos, processos de acreditação e alianças estratégicas. Estamos muito felizes por termos encontrado um parceiro com a mesma paixão pela inovação e comprometido em criar novas tecnologias que visam melhorar o cuidado, a segurança e a vida dos nossos pacientes”.